O BioTecJus - Estudos Avançados em Direito, Tecnociência e Biopolítica é um Grupo de Pesquisa, vinculado ao CNPq, que desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nas temáticas transdisciplinares que envolvem os avanços biotecnológicos e as suas repercussões legais, éticas e sociais, notadamente em grupos vulneráveis. As atividades cotidianas do BioTecJus incluem a elaboração e execução de projetos de pesquisa e extensão (intervenção social, propriamente, em parceria com o terceiro setor e governo), consolidação de parcerias institucionais, produção científica, participação e organização de eventos científicos e de grupos de estudo. Tais esforços concentram-se em torno de dois Eixos de Pesquisa prioritários:

 1. Bioética, Biotecnologia e Direito Sanitário
O primeiro eixo abrange disciplinas envolvendo Direito Sanitário, Ciência, Medicina e Gênero, Parâmetros regulatórios para os Comitês de Bioética e Ética da Pesquisa, Temas contemporâneos em Direitos humanos e Bioética, Biotecnologia e Inovação farmacêutica, Marcos éticos e legais em pesquisa clínica (em humanos e não-humanos), Segurança alimentar e reflexos no Direito Sanitário, Civil e do Consumidor, Saúde mental, Impactos dos avanços genéticos na Medicina e no Direito.

 2. Direito da Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação
O segundo eixo de pesquisa abrange as disciplinas envolvendo os marcos legais de: Direito da Propriedade Intelectual, Patentes, Inovação, Transferência de Tecnologia, Conhecimentos tradicionais, Patenteamento e Genoma Humano, Sociedade da Informação, Bioinformática, Informações sensíveis e privacidade eletrônica. Além disso, temas envolvendo Direito Internacional e Comparado são estudados.

Conheça mais o grupo e veja as produções em: Diretório de Grupo de Pesquisa - CNPq
Saiba mais sobre a coordenadora do grupo, Profa. Dra. Taysa Schiocchet: Currículo Lattes

Equipe do BioTecJus, dezembro de 2015.

- Copyright © Fala Direito Comigo - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan - Modified by Bianca, Fernanda, Nadine e Roberta -